Gestação e trombose venosa profunda

Embora pouco falado, o risco de tromboembolismo na gravidez existe e aumenta com a idade da mulher. Numa altura em que a decisão de ter filhos é cada vez mais tardia, importa saber como prevenir.

Desde sempre que se ouve dizer que a gravidez é um estado de graça. E muitas mulheres confirmam-no sem hesitar. Mas também é verdade que a opção, cada vez mais comum, de ter filhos tardiamente, acarreta alguns riscos para a saúde da grávida e do bebê. O tromboembolismo (normalmente designado por trombose) é um dos riscos presentes em qualquer gravidez, aumentando com a idade da mulher. Recorrendo às estatísticas, ficamos a saber que a gestação aumenta em três a quatro vezes o risco de tromboembolismo arterial (acidente vascular cerebral e enfarte do miocárdio) e quatro a cinco vezes o de tromboembolismo venoso (trombose venosa profunda dos membros inferiores e embolia pulmonar). A situação pode ainda surgir no pós-parto, havendo um risco 20 vezes superior de ocorrer nesta altura. Em termos de prevalência, estima-se que atinja duas mulheres por cada mil partos.

Apesar de a gravidez constituir uma situação que, só por si, aumenta a possibilidade de trombose, há alguns fatores que ampliam o risco. Grávidas com mais de 35 anos, obesas ou que fazem cesariana (especialmente se esta for de emergência) têm maior probabilidade de desenvolver o problema, bem como as que apresentam um diagnóstico ou história de trombofilia, isto é, tendência para a coagulação excessiva do sangue. Há ainda outros fatores a ter em conta, nomeadamente, a existência de varizes, imobilidade, desidratação, doenças inflamatórias e infecciosas (doença inflamatória do intestino ou infeção urinária, por exemplo), pré-eclâmpsia ou quadros clínicos de hemorragias graves.

A prevenção do tromboembolismo pode e deve ser feita durante a gravidez, desde o início da gestação através da minimização de alguns fatores de risco. Há necessidade de as grávidas estarem atentas à sua hidratação (beber água é fundamental), evitarem estar muito tempo imóveis e usarem meias elásticas de compressão.