Úlcera venosa e arterial

As úlceras são lesões superficiais ou profundas que podem ser causadas por diversos fatores. No caso das úlceras de membros inferiores, são elas as úlceras arteriais e as úlceras venosas, comumente causadas por problemas de circulação.

Úlceras venosas são causadas pela dificuldade de retornar o sangue ao coração, correspondem a 80% das feridas que acometem pernas e pés. O sangue fica estagnado na região e, devido à fragilização da pele, qualquer pequeno trauma pode resultar em lesão e evoluir para a condição crônica.

Já nas úlceras arteriais, a ferida se forma porque há obstrução das artérias, pois existe falta de sangue rico em oxigênio e nutrientes para irrigar os tecidos, resultando na morte celular e, por consequência, nas lesões. Geralmente, está associada à formação de placas de gordura na parede das artérias, ocasionando a diminuição ou interrupção do fluxo sanguíneo. Comuns na região acima da canela e nas extremidades dos dedos dos pés, são feridas de difícil cicatrização e bastante dolorosas, podendo, inclusive, resultar na amputação do membro.

Assim que identificado o problema vascular, é essencial que haja o acompanhamento médico especializado para que o melhor tratamento seja indicado, principalmente porque cada tipo de úlcera exige um tratamento específico. Além disso, o acompanhamento de um angiologista ou cirurgião vascular, com a realização de exames de acordo com os fatores de riscos de cada paciente, é essencial para a prevenção da doença.