Cirurgia Vascular

O QUE É A CIRURGIA VASCULAR
As doenças circulatórias tiveram a sua origem com o aparecimento do homem sobre a terra, tornando necessário um estudo aprofundado do problema.

A Cirurgia Vascular é a especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos. Atua junto à Angiologia, especialidade responsável pelo estudo clínico dessas doenças.
Um cirurgião vascular garante que os pacientes com problemas de saúde vascular conheçam e compreendam todas as suas opções de tratamento. Os cirurgiões vasculares podem fazer cirurgias, mas eles atendem e tratam muitos pacientes que não necessitam de cirurgia. Muitos problemas vasculares podem ser tratados com medicação e acompanhamento.

O cirurgião vascular está altamente treinado para o tratamento das doenças vasculares, incluindo a realização de procedimentos, podendo reconhecer riscos e benefícios das técnicas assim como tratar as possíveis complicações. Além da Faculdade de Medicina, complementa seus conhecimentos atráves de duas Residências Médicas, Cirurgia Geral inicialmente e depois Cirurgia Vascular, no mínimo 10 anos de estudo e desenvolvimento técnico.

E quais as diferenças entre artérias, veias e linfáticos?
O sistema circulatório é composto pelo coração e pelos vasos sanguíneos e sua função essencial é realizar a circulação sanguínea. Esse sistema é responsável pelo transporte de sangue e linfa e pode ser dividido de duas formas: circulação sanguínea e linfática.
As artérias encaminham o sangue com oxigênio e nutrientes do coração para o organismo. As veias levam o sangue, que sofreu trocas com os tecidos, dos extremos do corpo humano para o coração; depois, ele é levado para o pulmão, onde é oxigenado e elimina gás carbônico. Os linfáticos são formados por vasos onde circula a linfa. É um sistema que auxilia na drenagem.

Quais as doenças mais comuns?
As doenças venosas são mais prevalentes, com destaque para as varizes e as telangiectasias, ou vasinhos. Em relação às doenças arteriais, devem-se a aterosclerose, ou seja, o envelhecimento da parede arterial, que pode ser acelerada pelo hábito de fumar, pelos altos níveis de colesterol, sedentarismo e obesidade. As doenças linfáticas menos prevalentes, geralmente causam inchaços.

Como eu sei que preciso ver um cirurgião vascular?
Muitas vezes, os pacientes são encaminhados para um Cirurgião Vascular pelo seu médico de confiança. Em outras situações, como acontece com as varizes ou vasos menores que causam incômodo estético, o paciente acaba procurando diretamente a assistência de um cirurgião vascular. Dores nas pernas e inchaço levam também frequentemente o paciente a procurar espontaneamente um cirurgião vascular.

Os sintomas principais que levam os pacientes a procurar atendimento são

Doenças venosas

• dor, sensação de peso e cansaço, pior o fim do dia
  • inchaço